4.8.08

Orgulho de ser evangélico

E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

Marcos 9:29

O pastor Ricardo Gondim conta, num dos seus artigos na revista Ultimato, que faz caminhada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, vez por outra usando uma camisa escrita: "Orgulho de ser nordestino". E dali, ele pensa sobre o que é ser cristão protestante (evangélico) no Brasil, lembra de vários exemplos valorosos, de pessoas que agem por amor, e sugere uma nova camisa: "Orgulho de ser evangélico". Tanto que esse artigo cede o titulo ao

Compartilho dele a mesma opinião. Somos do céu, para lá iremos. Mas por enquanto, estamos vivendo o início da eternidade por aqui. Logo, é bom fazermos o melhor que pudermos com a nossa vida aqui, nessa terra que é boa, mas é mal-frequentada (como diz Luiz Fernando Veríssimo). E tem tanto exemplo bacana de cristão comprometido com as coisas lá do alto, e com o próximo... Que dá orgulho. Mas não é de justiça social que eu quero falar, hoje eu quero falar de libertação espiritual.

Minha igreja é pequena: Hoje, por exemplo, haviam 30 pessoas no culto da manhã. Para os padrões brasileiros de prosperidade e "domínio territorial", é uma igreja pífia. Eu diria pequena, apenas. Mas lá, Deus fala e age. Vi isso mais uma vez hoje.

O culto da manhã acontecendo, e um rapaz, bem-vestido, aproxima-se da porta. Uma das senhoras da igreja comunica-se com ele, e ele deseja conversar. Conversam durante o final do culto e todo o período do sermão (ou mensagem). No final da mensagem, ele entra no salão, hesitante, e senta-se num banco. O pastor, simpático, pergunta o nome dele, e diz: "Deus tem algo para você, fulano (não vou citar nomes, não convém)". Ao mesmo tempo, ele olhou para o rapaz, e viu algo diferente. Estranho. Perturbador. No momento do apelo, canta-se o corinho que alguns chamam de "Família", esse rapaz vem à frente, ajoelhar-se. Ajoelha-se fora da almofada que há na frente, rosto no chão. O pastor desce com a Bíblia em punho, e um dos presbíteros, pessoa muito experiente e um evangelista nato, vem também, para impor as mãos. Eu, na minha estupidez de quem precisa ainda aprender muito de Deus, olhei e me perguntei por que os dois orando com aquele rapaz. 30 segundos depois, veio a resposta.

Possessão demoníaca. Eu já tinha visto expulsão de demônios, mas fazia tempo que eu não estava participando de uma. O rapaz caiu para o lado, começou a gritar, e dizer que dali não saía. O que eu pude fazer foi abaixar a cabeça e orar. Eu e a maior parte da igreja, clamando e orando em alta voz por aquele pobre homem, possesso.

E o pastor, e o presbítero? Travaram uma batalha com aquilo que habitava o corpo daquele rapaz. Se não fosse tenso, seria cômico ver o pastor (que tem baixa estatura) montado sobre o rapaz, caído no chão. E ele com a mão direita apontada na direção do rosto, o dedo indicador em riste, e falando em alta voz: "Demônio, aqui você não vai envergonhar ninguém! Saia desse corpo, em nome do Senhor Jesus!" O presbítero, além de evangelista, creio eu, tem o dom de expulsar demônios. A autoridade com que eles falaram foi de impressionar.

Mas não foi tudo. O rapaz caiu, levantou-se, disse que dali não saia, riu... Mas o que estava ali dentro foi subjulgado. Ao menos alguns deles, pois não era um só. O presbítero quase levou um safanão do endemoninhado, mas revidou, gritando no ouvido dele, olhando bem no fundo dos olhos e gritando, com uma autoridade que só pode vir de Deus: "Abaixe essa mão, porque em mim nem em ninguém você vai tocar! Saia dessa vida, demônio, eu te ordeno em nome do Senhor Jesus Cristo!".

Nesse meio todo, olho para o meu pai e para outras pessoas, e elas estão de cabeça baixa, orando... Mas cadê minha mãe? Estava ela lá, junto com o pastor e o presbítero. A danada segurou o rapaz pela mão esquerda, declarava e cheia da autoridade que vem dos céus, ordenava junto que a casta que habitava aquele pobre rapaz deixasse-o. Confesso que uma ponta de orgulho bateu naquele momento, ver ela por lá. Mas ao mesmo tempo, continuei clamando, pedindo que Deus operasse através dos seus servos.

Quase no final, parecia tudo resolvido. Até que ela perguntou ao rapaz: "Você confessa a Cristo como Senhor da sua vida?". Ao passo que ele respondeu: "Isso não!". Era o sinal de que nem todos tinham saído. Ainda restava alguma coisa ali dentro, mas foi removido pelo Senhor Jesus Cristo, através dos seus servos. No final, sentado no banco, esse rapaz, de semblante mudado e de espírito liberto, disse: "Eu confesso, Deus é Senhor da minha vida, Ele é maravilhoso!". E a igreja explodiu em aleluias e glórias a Deus.

Esse rapaz era um cristão desviado. Dele se ausentou o Espírito Santo, e um demônio após outro ocupou o espaço vazio. Ele estava indo para cometer suicídio, mas Deus tocou no seu coração, e ele mudou o rumo. A hesitação dele ao pisar na igreja: parecia que o chão estava em brasa: Ele pisava, mas tirava o pé, custou para entrar. Mas foi liberto, em nome do Senhor Jesus Cristo, e o demônio foi envergonhado. E de lá saiu, e não mais ficou.

Existem muitas igrejas por aí. Se você ligar na televisão, vai ver cada uma mais diferente da outra. Tem pastores que sugerem colocar copos de água em cima da televisão. Outros parecem esotéricos, de tanto que falam em vidência, energias positivas... Mas falam de Jesus Cristo também. E por aí vai (um dia falo do que tenho visto na TV). E tem muita encenação, muita gente que fantasia uma possessão demoníaca, por achar que com isso atrairá mais público. Outros acham que igrejas grandes, grande poder, e igrejas pequenas, pequeno poder. Não é nada disso.

Algumas conclusões a que chego:

  1. Tamanho (de igreja) não é documento.
  2. Minha avó sempre dizia: O diabo é nujento (demos um desconto, ela era estrangeira). Mas ela está certa, ele é nojento, repugnante, e tem que ser removido, ou cirurgicamente, ou por imposição de mãos fechadas, da vida das pessoas. E quem pensa que ele não é tão mau assim...
  3. "Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro." Lucas 11:26. Se não enchemo-nos das coisas do alto, aumenta a chance de ser recheado de lixo vindo "de baixo".
  4. Tem gente na minha igreja com mais tempo de caminhada com o Senhor do que eu tenho de vida, e mesmo assim ficaram muito impressionadas com o que viram. Não imaginavam que era assim, a coisa. E é muito séria.
  5. Se alguém duvida do poder de Deus, que assista uma expulsão de demônios. Ou você vai passar a ter certeza, ou então vão tirar aquilo que habita dentro de você, junto com o seu espírito (brincadeira).
  6. Se eu já tinha orgulho da minha igreja, hoje ele subiu mais alguns índices porcentuais. Se eu já tinha orgulho da minha mãe, hoje ele aumentou mais um pouco. Se eu já tinha alegria e prazer de servir ao Senhor, ele sumiu mais um pouquinho hoje. Se eu já achava que eu estava negligente com a Palavra, e que deveria orar e ler mais a Bíblia... Agora isso aumentou muito.
Sim, Deus opera nos dias de hoje. E através de nós, meros vasos de barro. Cabe a nós não sermos vasos quebrados. E tenho orgulho de ser evangélico. Porque essa intrepidez, essa ousadia, essa coragem... Só vinda mesmo do Senhor. Por nós mesmos, não. Mas é o Espírito Santo que habita em nós e que faz isso.

Marcadores: , , , ,