27.6.05

Igreja que desvirtua a Missio Dei

Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

II Tessalonicenses 3:110


Não sou sociólogo, nem tenho a pretensão de sê-lo. Mas muitas coisas observo na igreja evangélica. Sou membro de uma igreja e participo dela ativamente. Mas visito outras igrejas por diversas circunstâncias, e fico observando... Ou como diria Robert Plant em Stairway to heaven: "It makes me wonder...".

Não é preciso ser estudioso das massas para saber que o culto de uma igreja em geral não é apenas um momento de manifestação eclesiástica, onde acreditamos, Deus está presente e participa daquele momento de louvor e adoração à Ele. Vai além disso, já que nem todo mundo que vai à igreja assiste ao culto: É o momento de rever os conhecidos, de fofocar, de realizar o que chamo de um acontecimento social dentro da comunidade. Afinal, pessoas se conhecem, fazem amizade, outras se apaixonam, namoram e casam, nascem e morrem.

Há alguma coisa de ruim nisso? Eu ainda não vi. Acho saudável. Mas isso nivela a igreja no patamar de um clube, uma escola, um grupo de amigos. Mas nós acreditamos que a igreja é algo bem maior, é a representante de Deus na terra, e tem por missão anunciar a salvação e a volta de Cristo, até que Ele venha. Só que muitos estão perdendo essa dimensão.

Infelizmente a igreja está cada vez mais fechada em si mesma, e cada vez mais achando que o reino de Deus resume-se à sua igreja local. Igrejas que olham para o próprio umbigo, não abrem os olhos. Com isso, as igrejas envolvem-se MENOS em ação social, em movimentos para-eclesiásticos, em lutas contra a injustiça, apenas com a desculpa de que estamos esperando o céu chegar.

Raios, o céu começa aqui! Se olharmos direito a Bíblia, é ordenança divina lutar por justiça social, cuidar das pessoas, defender os fracos, entender que Ele não se limita ás nossas quatro paredes! Tem vários versículos que corroboram isso, mas parece que as igrejas só querem ficar enfiadas em si mesmas adorando (critico o louvor pasteurizado depois). O nosso chamado é para mudar o mundo aqui e agora, não é dar um prato de comida ao carente e achar que estamos bem. É preciso lutar contra a pobreza, manifestar, protestar, chiar e principalmente orar. Orar muito, orar sem cessar. Orar até que as coisas mudem, e depois continuar orando. Nunca vi um culto mais vazio que o culto de oração de uma igreja. E nisso incluo todas, inclusive a minha. Tá, o horário é ruim, ainda estamos sonolentos, mas será que oramos em casa também. Não adianta só acharmos que a oração move as mãos de Deus, temos que crer nisso e fazê-lo.

Gosto da bronca de Paulo aos tessalonicenses que acham que deveriam esperar o Reino de Deus apenas. A vida não se resume a isso, mas parece que as igrejas estão cada vez mais assim, virando feudos murados, encasteladas nos seus templos (cada vez mais suntuosos), com medo do mundo, com medo de se contaminar. Acho que, se pudessem, muitos sairiam da Terra e iriam para Marte, ou alguma lua de Vênus, para lá "louvarem ao Senhor sem os mundanos por perto".

Será que, se a igreja sumisse da comunidade, as pessoas sentiriam falta? Façam alguma coisa, ou então peguem o documento de fundação da igreja e ensopem ele com batatas.