31.10.05

Dia da Reforma Protestante

Comemore a Reforma Protestante; Pregue as 95 teses de Lutero na porta da igreja católica mais próxima

Anônimo (melhor mantê-lo assim)


Dia 31 de outubro os cristãos evangélicos lembram da Reforma Protestante. Infelizmente, a maioria nem se preocupa em saber quem era Martinho Lutero, João Hus, João Calvino, Wycliffe, Zwinglio, e tantos e tantos outros, famosos e anônimos. Não é uma questão de idolatria disfarçada de veneração, como alguns segmentos cristãos fazem. É uma questão de lembrança do papel daqueles homens na história, e ainda maior importância deles no plano de Deus para a humanidade.

Não que eles sejam especiais para Deus. "O cristão mais famoso da terra, no céu é um anônimo na multidão dos santos" (alguém já disse). Mas eles foram relevantes na história, ao trazerem lemas como Só a Escritura, Só a Graça, Só a Fé, Um Só Cristo, Só a Deus Glória. Não tem nada mais cristão do que reafirmar o sacerdócio universal de todos os crentes, defender o acesso à Palavra de Deus a todos os homens, proclamar que Cristo é o Senhor, e que só devemos dar glórias ao Todo-Poderoso.

Lutero foi um homem admirável. Quando leio a sobre ele, admiro a pessoa, e o símbolo que ele se tornou, mesmo contra a própria vontade. Assim como admiro outros que o precederam (Wycliffe, por exemplo, foi perseguido por traduzir a Bíblia) e que o sucederam (John Wesley, por tudo o que fez, pela simplicidade), agiram não por mérito ou vanglória, mas simplesmente pela fé. Se estendêssemos Hebreus 11, acrescentaríamos versículos falando de tantos outros, conhecidos e desconhecidos, homens e mulheres, gente que conhecemos e gente que ouvimos falar...

Mas... O que ficou hoje? As igrejas evangélicas imersas em práticas extrabíblicas, algumas quase esotéricas, criando um verdadeiro "Talmude evangélico" (contrariando o Sola Scriptura). Outras, vinculando ofertas financeiras a bênçãos no céu, como se uma oferta maior fosse arrumar uma mansão melhor localizada na Jerusalém Celestial (contrariando o Sola Gratia e o Sola Fide). Ainda tem aquelas que tem lideranças tão personalistas, que quase tiram o senhorio de Cristo (e onde foi parar o Solo Christi?). E, nas horas vagas, entre os louvores vazios e sem conteúdo, as oratórias (pregações não, oratórias) que deixam o Senhor Jesus de lado, e as manifestações de qualquer coisa diferente do Espírito Santo... Eles ainda lembram de Deus e dão glórias. Ou seja, às vezes lembram do Soli Deo Gloria. Dureza.

É por isso que é bom sempre lembrar outro lema da Reforma: Ecclesia reformata semper reformanda: Igreja reformada, sempre reformando. Se Lutero estivesse vivo, mais de 450 anos depois, iria ficar no mínimo chocado, e provavelmente pensando: Foi para isso que eu me rebelei?

Deus tenha misericórdia da igreja, nessa data, 488 anos depois da (primeira) Reforma. Na verdade precisamos de uma segunda, terceira, quarta... E por aí vai.

7 Comments:

At 19:04, Blogger Alexandre Souza - PU2SEX said...

Ei Profeta, poste mais, seus textos sao sempre muito interessantes!!!

 
At 21:58, Blogger Ruy (Doulos) said...

Estou esperando o próximo...
No primeiro ano deve ser fácil pregar as 95 teses, depois acho que vão pedir força policial pra tomar conta das igrejas.

Soli Deo gloria.

 
At 12:47, Blogger Pb. Hevelton said...

Cristão suas palavras são profundas, realmente estamos vivendo uma teologia muito diferente dos nossos pais protestantes, não falo só das diferenças que temos, pois Zwinglio não concordava em muita coisa com Lutero, o que dizer de Wesley então, viveu uma grande tensão com seu muito amigo Whitefield, mas mesmo com algumas discordias, o evangelho era pregado de maneira séria e respeitadora, pois é uma grande responsabilidade para nós homens, sermos escolhidos por Deus para sua Grande Comissão.
Anunciar como ja disse wesley, "Sou Homo unius libre", sou homem de apenas um livro" a palavra de Deus!!! E com isso levar um avivamento a esta Geração corrompida pelo pecado.
Deus lhe abençoe ricamente!
ps. na próxima vez, registre seu nome!

 
At 21:12, Blogger Palavras said...

eu queria saber mais um pouco sobre a reforma protetante pois é a primeira vez que ouso falar!

espero por e-mail

 
At 22:51, Blogger Ingriid said...

Deus na Sua multiforme graça e sabedoria continuará a usar Sua igreja, e os cristãos serão usados de maneira sobrenatural na pregação do evangelho.Independente do que pensamos teologicamente, se é certo ou errado, a obra será feita. Quanto aos escândalos,esquezitices, rituais ou liturgias utilizadas por alguns segmentos cristãos, que nos importa, não cabe a nós julgarmos, Deus cuidará de separar o joio do trigo.Se pregarmos a palavra de Deus,a reforma continuará sendo feita.Shalom!

 
At 23:22, Anonymous Anônimo said...

fuzzy disruptive slew ambassador seasonally walls consultative sense conducting multiplied parliament
masimundus semikonecolori

 
At 18:47, Blogger ladjane said...

Nos tempos hodiernos encontramos muitos percalços para anunciar a palavra de Deus, são as filosofias pós- modernas, ateísmos e muitas outras manifestações anti-cristãs. Mas me alegro em saber que a agência de Deus, chamada -igreja- continua firme e inabalável proclamando o Evangelho de Jesus Cristo. Conservamos, com isso os princípios fundamentais da Reforma:"Solus Christus"(somente Cristo)"Sola Gratia"(somente a Escritura)...

 

Postar um comentário

<< Home