30.1.07

Evangelho e software livre

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

1 Coríntios 1:25

Numa conversa com um amigo que pediu para ficar anônimo, não sei bem o motivo, concluímos que a Igreja Protestante é bem parecida com a comunidade do software livre, que muitos estão ouvindo falar agora. O mais famoso representante é o Linux, um sistema operacional para computadores cujo símbolo é um pinguim. E quais são essas semelhanças?
  1. No mundo Linux existem um um monte de distribuições, que são a forma pelo qual o Linux é disponibilizado. Cada uma tem um conjunto de características que a torna única, mas que a torna semelhante a alguma outra (ou a várias outras). Uma é derivada da outra, uma traz características da outra... Na Igreja Protestante, temos as denominações, que são semelhantes às distribuições do Linux.
  2. Na essência, todas as distribuições do Linux são iguais, trazem um conjunto básico de ferramentas, um núcleo do sistema (que é chamado de kernel), e uma biblioteca básica do sistema. Ou seja, o miolo do Linux é um só, o que muda, é o que tem em torno, a "casca". Nada muito diferente da Igreja Cristã, onde o cerne é Cristo. A mensagem central é a mensagem da cruz. E se não for, deveria ser, afinal, a nossa missão é pregar o Cristo crucificado e ressureto. O resto é questão de teologia: predestinação ou livre arbítrio, arminianismo ou calvinismo, amilenismo ou pré-milenismo ou pós-milenismo, pentecostalismo ou tradicionalismo... E por aí vai.
  3. Segundo esse meu amigo, existem diversos grupos no universo Linux que encaram a sua preferência, por sua distribuição, com um fervor quase religioso. Alguns são moderados, outros são mais radicais... Tem uns que são extremistas. Outros tem certeza absoluta que estão certos, e nenhuma tolerância com grupos diferentes. Outros tem tolerância, e aceitam um certo "ecumenismo" quanto ao Linux. E tem também os sectários, que dizem que tudo está errado e que ele detém a Revelação Última sobre como todo Linux deve ser. Bem parecido com a Igreja, não? Podemos diferenciar entre essas citações que ele me passou, diversos grupos, inseridos dentro da Igreja Cristã Protestante no Brasil. Até seitas evangélicas nós temos, no nosso meio.
  4. Mais uma: A evangelização, nos dois universos, dá-se de forma muito parecida, e errada. Não se ganha adeptos ao Linux dizendo que o Windows é errado, pura e simplesmente, ou que se não aceitar a Jesus, a pessoa vai para o inferno. Sabemos que o Windows é um problema sério com vírus, programas espiões e outras maledicências, incluindo as tentativas de roubar a senha do banco e o número do cartão de crédito. E sabemos que se a pessoa não aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, vai para o inferno mesmo. Simples assim. Mas se abordarmos dessa forma, nunca iremos converter ninguém, nem ao Linux, nem a Cristo. E infelizmente, muitos grupos (tanto lá, quanto cá) fazem isso. A abordagem certa é mostrar que, com Cristo (ou com Linux) é muito melhor. Não estaremos livres de problemas, nem de aflições (quando Cristo falou isso, em João 16:33, no Evangelho de João, ele deveria estar pensando nas dores-de-cabeça com Windows...), mas com o Senhor ao nosso lado, é muito melhor. E, segundo o meu amigo, com o Linux no micro também.
  5. Terminando, muitos tem medo do novo. Tanto trocar de sistema operacional no micro quanto de orientação religiosa (ou mais claramente, de fé) traz transtornos e problemas. Discriminações, inclusive. Bem, nem eu nem esse meu amigo conhece alguém que foi perseguido por usar Linux. Já viu gente sendo discriminada, criticada... Mas não perseguida. No nosso país, com liberdade religiosa garantida por lei (mas nem sempre vivida na prática), a perseguição é velada. Mais discreta, mas mais presente. Acho que todos nós já sofremos algum tipo de discriminação. No local de trabalho - com as piadinhas no chefe, que você não pode responder, senão é demissão na certa -, na escola - quando um professor trata a fé cristã na Criação divina como 'história da carochinha'-, entre colegas e amigos - e um diz que você é careta, por não beber e/ou não fumar e/ou não ter uma vida dissoluta -, e por aí vai. Mas lembremo-nos das Bem-Aventuranças:
    Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

    Mateus 5:10-12

Existem diversas piadinhas quanto a Windows e fé cristã, então para descontrair, selecionei algumas e coloquei aqui embaixo:
  • ...e no oitavo dia, Deus deixou de usar o Windows...
  • Bill Gates tornou-se um deus. Windows é a praga divina.
  • If God lived on earth, people would break his Windows.
  • Oh meu Deus, o computador contraiu o Windows!
  • O Windows nao e a tal de praga dos 7 discos que a BIBLIA.DOC cita?
  • Profanity - It's not just for Windows users any more!
  • Sou atleta de Cristo: nao bebo, nao fumo, nao uso Windows
  • Benvindo ao inferno! Aqui está a sua cópia do Windows!
  • Who needs a doomsday virus when we have Windows
  • Windows:(n.)2. The Gates of hell.
  • Windows:(n.)4. Prova de que Deus tem senso de humor.
Volto mais tarde, tentando ser um pouco mais sério. Espero que vocês se divirtam, e aceitem as minhas desculpas pela ausência tão prolongada.

Marcadores: , , ,